domingo, 18 de setembro de 2016

Por medo de amar

Por medo de amar não soube dar valor ao que tinha. Por medo de amar perdi tudo o que tinha. Por medo de amar sem saber te magoei. Por medo de amar destrui um mundo de sonhos.
Amar... uma palavra tão banalizada ultimamente, muito usada mas pouco sentida, todo mundo diz Te Amo como se fosse a coisa mais normal do mundo, mas poucos sabem o real significado dessa frase, e aqueles que sabem, por medo de amar, a temem. Pena que o temor destrói, corrói, machuca, desilude, é tão difícil...
Como era um sonho não quis acreditar, não quis pensar que pudesse acordar, mas mesmo assim passou, deixou marcas, algumas boas outras ruins, mas nunca foi completo, afinal havia o medo de amar. Medo de sofrer, medo de se iludir, medo de dizer a verdade, medo de se entregar, medo de ser feliz (já viu isso?), pois é, acontece.
O medo... muito sentido mas pouco compreendido, surge dos momentos passados em nosso presente para nos assombrar. Nos mostras os pesadelos vividos, age em segredo, chega de mansinho, se aloja em nosso ser, sem nosso consentimento e quando percebemos ele está lá, para nos perseguir, nos magoar, nos fazer se trancar em nosso mundinho insano. E por isso mesmo, acabamos por senti-lo mais forte.
O medo destrói, corrói, acaba com tudo o que toca, nos mostra coisas terríveis e nos faz acreditar que elas existem, mas por quê? Para nos testar? Mostrar se somos fortes? Se for isso ele logo descobre o quanto somos fracos e vulneráveis. O quanto nos fechamos quando algo nos persegue, o quanto somos egoístas e não percebemos o mundo que nos cerca.
Medo de amar, ou medo de sofrer novamente? Só quem já viveu sabe o quanto é complicado o amor, não existe o um vai e outro vem. Só existe aquele que vai e sempre será lembrado, aquele que chega e nunca sai, aquele que começa de repente, sem você perceber, sem se dar conta, aquele que toma conta de você, aquele que te tira o fôlego. Se não foi assim, não foi amor, se não foi amor, por que o medo de amar? Por que sofrer? Por que magoar?
Mas e se foi assim? E se chegou de repente sem nada falar e se alojou em seu ser? Se surgiu do nada, sem nada esperar em troca? Por que haveria de temer? Por que acreditar que o passado se repetiria? Por que.... ?
Medo de amar, medo de se entregar, medo de ser feliz, medo de magoar... de nada adianta, pois os temores se concretizam e quando eles se concretizarem será tarde demais. Não adianta nesse momento dizer eu te amo, pois aí será apenas uma frase banalizada, uma busca por caminhos seguros pra poder caminhar. Um ato desesperado de alguém que sabe que é tarde, uma frase apenas, sem significado, sem emoção, sem brilho.
Te amo... por que é tão difícil de dizer? Não é o mesmo que dizer “oi, tudo bem?”, algo mais profundo, é algo que vem de dentro, não do corpo, ou do coração, nem da mente, te amo vem de dentro, de dentro da alma, de dentro do ser, da parte mais pura. Não há como descrever a sensação de ouvir um te amo sincero, aquele que vem de dentro da alma, aquele que os olhos não negam, aquele que surge do nada, sem motivo, aquele que se diz “te amo” apenas por amar. Não é preciso um momento, um encontro especial para se dizer, basta ter vontade. Também não é por isso que deve-se sair dizendo como bem queira, se for assim logo vira rotina, perde-se a magia, perde-se todo o encanto...
Medo de amar.... o maior erro que se pode cometer, mas que muitos cometeram, difícil de se consertar, se é que tem conserto. Nada pode ser refeito, palavras não mudam o passado, gestos que poderiam ter sido feitos não significam mais nada, o olhar perde o brilho, a voz não é mais a mesma.... Os sonhos de outrora vão se tornando apenas lembranças, lembranças de momentos felizes que vão ficando ofuscados pelas trevas atuais, trevas que o medo impôs...
Não adianta dizer que o tempo conserta, pois é mera ilusão, o tempo pode curar feridas, mas sempre haverá uma cicatriz no local para ser lembrada, para jamais ser esquecida, para que os erros não se repitam, para que se pense melhor antes de agir. A vida nos ensina muitas coisas, é o melhor mestre que há, é através dela que aprendemos a cair e a levantar, que apredemos os caminhos que podemos trilhar, e nem sempre escolhemos o certo. Mas adianta se arrepender? Adianta querer voltar atrás? Isso não acontece mesmo, o tempo não volta, o erro só serve de exemplo para que não se repita. Existem momentos na vida que é melhor errar pra podermos aprender a lição, pois só assim, só através do erro que evoluimos. É com o erro que aprendemos grandes lições, que aprendemos onde está o caminho certo a seguir. Às vezes esse erro pode ser evitado, basta olhar o mundo à nossa volta e ver o caminho que eles seguem, o caminho que nos mostram, mas se mesmo assim, nós vendamos os olhos e decidimos ir pelo caminho que escolhemos, cabe a nós mesmos a culpa do erro cometido, as consequencias que nem sempre serão bem vindas, que podem nos derrubar completamente ou apenas nos mostrar o verdadeiro caminho. A vida é assim mesmo, cheia de mistérios, cheia de caminhos, cheia de tropeços... O medo de amar destrói as pessoas, destrói sonhos. É o primeiro grande erro de uma pessoa. É o primeiro passo para o fim. De nada vale o amor, se você tem medo de amar.... De nada vale uma vida a dois se ela não é completa simplesmente por um não saber amar como deveria. Por medo de amar transformei sonhos em pesadelos, mundos em ruínas, e vi tudo aquilo que acreditei existir fugir de minhas mãos, no momento que menos esperava... Simplesmente por medo de amar... 
Esse é apenas um desabafo de alguém que começou errando....

Autor: Edson Aparecido do Nascimento

Nenhum comentário: